Nervosismo
Há diversas situações no dia a dia que podem provocar uma onda de sentimentos e sensações, como a ansiedade e o nervosismo. Um dia agitado no trabalho, uma apresentação na escola, conhecer novas pessoas ou fazer uma entrevista de emprego - são exemplos de cenários que provocam nervosismo. Alguns podem sentir com maior intensidade, outros apenas em ocasiões específicas, mas o nervosismo é uma sensação conhecida e experimentada por todos.
Se o nervosismo vem atrapalhando seu rendimento e a sua qualidade de vida, é importante entender melhor o que causa nervosismo, sintomas e possíveis soluções para lidar com essa sensação. Saiba tudo isso aqui.
O que é nervosismo?
O nervosismo é uma resposta emocional e física comum do ser humano a certas situações percebidas como ameaçadoras ou estressantes. Nada mais é do que uma reação do corpo humano a eventos que podem desencadear sentimentos de apreensão, preocupação, medo ou insegurança.
Há pessoas mais sensíveis a determinadas vivências, como falar em público ou enfrentar uma mudança nos planos. Para elas, as situações tendem a despertar o nervosismo com maior intensidade e frequência.
Porém, em maior ou menor intensidade, em diferentes situações e recorrência, todos sentem nervosismo: uma sensação de angústia e agitação, atrelada ao medo e preocupação excessiva com determinado acontecimento.
O nervosismo pode prejudicar a qualidade de vida de quem o sente, pois ele leva a um estado de alerta e ansiedade constante. Por isso, saber como controlar o nervosismo é extremamente importante.