Psicoterapia – O que é, quais são os tipos e onde encontrar um psicólogo

magal53
0

 Psicoterapia – também chamada terapia de conversa ou simplesmente terapia – é um processo focado em ajudar um indivíduo, casais ou grupo de pessoas a resolver questões emocionais. Em alguns países também é conhecida como aconselhamento. Através da psicoterapia é possível aprender maneiras mais construtivas de lidar com o estresse a que estamos submetidos diariamente e com as particularidades da vida pessoal, profissional ou familiar. Também pode ser um processo de apoio ao passar por um período difícil como o luto, transições de carreira ou um divórcio.

Você já se sentiu muito sobrecarregado para lidar com seus problemas diários? Se a resposta for sim, você não está sozinho.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada três brasileiros experimentam sinais de depressão, ansiedade ou outro transtorno mental em qualquer ano. Outros precisam de ajuda para lidar com uma doença grave, perder peso ou parar de fumar. Alguns lutam para lidar com problemas de relacionamento,  perda de emprego, morte de um ente querido, estresse, abuso de substâncias ou outras questões. E estes problemas podem tornar-se debilitantes.

O que é psicoterapia? 

A palavra psicoterapia tem origem grega. Psyche significa mente e therapeuein curar. Trata-se de uma terapia cuja finalidade é tratar questões relacionadas à mente e problemas psicológicos como depressão, ansiedade, dificuldades no relacionamento, problemas com filhos, no trabalho, entre outros.

Um psicólogo pode ajudá-lo a trabalhar com esses problemas. E não somente isso, um profissional de psicologia também pode ajudar no autoconhecimento ou nas reflexões sobre carreira, por exemplo. Através da psicoterapia, os psicólogos ajudam as pessoas de todas as idades a ter uma vida mais feliz, saudável ​​e mais produtiva.

Procurando Psicólogos em Porto Alegre?

Abordagens terapêuticas

Na psicoterapia, os psicólogos aplicam procedimentos cientificamente validados para ajudar as pessoas a desenvolver hábitos mais saudáveis ​​e efetivos. Existem várias abordagens para a psicoterapia, sendo algumas delas listadas abaixo:

  • Fenomenologia
  • Gestalt-terapia
  • Humanista
  • Transpessoal

Estima-se que exista mais de duzentos tipos de abordagem. Somente a psicanálise possui sete escolas diferentes, sendo Freud, Lacan e Winnicott nomes mais conhecidos. Todas as linhas são capazes de ajudar um indivíduo a trabalhar com seus problemas. Importante ressaltar que a abordagem terapêutica é importante como orientação teórica e base de estudos para o profissional.

Tratamento colaborativo

A psicoterapia é um tratamento colaborativo baseado na relação entre um indivíduo e um psicólogo. Baseado em diálogo, ele fornece um ambiente de apoio que permite falar abertamente com alguém que é objetivo, neutro e sem julgamento. Você e seu psicólogo trabalharão juntos para identificar e mudar os padrões de pensamento e comportamento.

No momento em que você terminar seu processo, você não só terá resolvido o problema que o levou ao consultório. Com certeza terá aprendido novas habilidades para que você possa lidar melhor com os desafios que surgirem no futuro.

Quando você deve considerar a psicoterapia?

Por causa de muitos equívocos sobre psicoterapia, muitas pessoas sentem-se relutantes em experimentar o processo. Mesmo conhecendo os benefícios e sabendo diferenciar a realidade dos mitos, algumas pessoas sentem-se desconfortáveis com o processo de autoconhecimento. Descobrir particularidades que estão guardadas dentro de si nem sempre é algo prazeroso e exige determinação e vontade do paciente.

No entanto, superar o nervosismo vale a pena. A vida está em constante movimento, e em determinados momentos algo pode estar desalinhado com suas expectativas, e é nesse momento que a psicoterapia pode ajudar. 


Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)